Translate

domingo, 4 de agosto de 2013

Canários de cor!

Quando falamos em canários belga. canário do reino, geralmente estamos falando de canários de cor, hoje existem quase 600 cores de canários reconhecidas na canaricultura.
Dessas quase 600 cores podemos dizer q elas estão divididas primeiramente em dois grandes grupos, os lipocromicos, ou linha clara, e os melânicos, ou linha escura, os lipocromicos são os canarios que de cor que não possuem melanina, isto é. sua cor é formada apenas pelo lipocromo (cor de fundo), que pode ser branca, branca dominante, amarela, amarela marfim, vermelha ou vermelha marfim, nas cores amarela, amarela marfim, vermelha e vermelha marfim se subdividem em intensos, nevados e mosaicos.
   
Os canários conhecidos como da linha escura, isto é. melânicos, são os canários em que sua cor são formadas pela mistura do lipocromo com a as melaninas, portanto as mesmas cores de fundo existentes nos canários lipocromicos existem também para os canários melânicos. Nos melânicos existe uma outra subdivisão que regida de acordo com a cor e tonalidade de sua melanina, são os oxidados e diluidos, os oxidados são os canários de melaninas de cor negra ou marrom que apresentam elas com sua máxima expressão, nesse caso podemos citar os canários verdes, azuis, canelas e cobres, o outro grupo é formado pelos canários ditos diluidos, formados também por canários melanicos negros e marrons, portém que possuem melaninas diluidas, é o caso dos ágatas e isabelinos. Outra coisa que acontece nos canarios da linha escura são as mutações, fatores que alteram a tonalidade de suas melaninas, fazendo com que isso origine outras novas cores tais como, os opalinos, os pasteis, os cobaltos, os onix, acetinados, eumos, os topazio e por ai vai.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário