Translate

domingo, 4 de agosto de 2013

Canarios de porte!



A canaricultura de competição é formada básicamente por 3 pilares, os canários de cor, os canários de porte e os canários de canto.
Hoje existe no quadro da UNO criadores que criam cor, criadores que criam porte e mais recentemente um criador que está começando a criar canários de canto, como os segmentos de cor e porte são os mais desenvolvidos tanto no Brasil como aqui no Estado, a UNO anualmente promove campeonato nesses dois segmentos.
A canaricultura de porte é composta hoje no mundo por 30 raças reconhecidas pela COM, estas raças encontram-se divididas em 5 grupos: Raças de Penas Frisadas, Raças de Postura Pena Lisa, Raças de Forma Pena Lisa, Raças de Desenho Pena Lisa e Raças de Topete Pena Lisa.
Uma coisa que devemos ter em mente é que apesar de haver uma divisão bem distinta entre os canários de cor, porte e canto, todos os canários tem cor, porte e cantam, mas em termos de competição jamais um canário de cor irá concorrer com um de porte ou de canto e virce e versa.

Raças de Penas Frisadas
Nesse grupo constam 12 raças de canários de porte que tem como principal característica terem penas frisadas pelo menos nos três locais básicos, que são manto, fachos e peito.
Frisado Parisiense















1 Frisado Parisiense
2 Frisado Gigante Italiano
3 Padovano
4 Frisado do Sul
5 Frisado Suiço
6 Frisado do Norte
7 Fiorino
8 Gibber Italicus
9 Giboso Espanhol
10 Merhinger
12 Melado Tenerifenho


No grupo dos canários frisados apenas o frisado suiço não pode apresentar-se com coloração artificial, ou seja, carotenado, nesse grupo existem duas raças que podem apresentar-se nas versões com e sem topete, são elas a raça Padovano e a Fiorino.

Raças de Postura Pena Lisa
Esse grupo é caracterizado por 4 raças que tem como diferencial distorções na sua coluna, levando os mesmo a se apresentarem em posição bem característica.
















1 Bossu Belga
2 Scotch Fancy
3 Munchener
4 Hoso Japonês


Nesse grupo apenas o Hoso pode apresentar-se com coloração artificial, ou seja, carotenado, nesse grupo não existem nenhuma raça com topete

Raças de Forma Pena Lisa
Esse grupo apresenta 7 raças de canários de porte

















1 Border
2 Fife Fancy
3 Yorkshire
4 Norwich
5 Llarguet Espanhol
6 Bernois
7 Raça Espanhola


Nesse grupo o Norwich, o Yorkshire e Llarguet pode se apresentar com coloração artificial, nesse grupo também não há raças com topete

Raças de Desenho Penas Lisa
Esse grupo se compõe apenas de uma raça
















1 Lizard

O Lizard pode apresentar-se com coloração artificial, e apesar de não haver Lizard com topete, essa raça apresenta pássaros com calotas

Raças de Topetes Penas Lisas
O último grupo é composto de 6 raças todas apresentam exemplares com e sem topete e exceto a raça topete alemão tanto os exemplares com topete quanto os sem concorrem

1 Gloster
2 Lancashire
3 Crest
4 Topete Alemão
5 Rheinlander
6 Arlequim Português


Nesse grupo só os topete alemão e os arlequins português pode apresentar-se com coloração artificial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário